AVATA is acquired by Rockwell Automation and merges with Kalypso I Learn More

Fábricas inteligentes: 12 Lições Aprendidas no Campo

Este artigo é um trecho de um relatório maior intitulado: Accelerating Your Smart Factory Journey. Para mais informações, incluindo uma visão geral da fábrica inteligente, orientações específicas para começar, e exemplos de sucesso faça o download do eBook completo hoje.

-----

Reserve um momento para imaginar como deve ser uma fábrica totalmente digital. Imagine cada peça, produto e processo conectado a um gêmeo digital, conectado por IoT em um segmento digital (Digital Thread) de ponta a ponta. Os sistemas automatizados capturam métricas, sinalizam gargalos e otimizam soluções em tempo real, adaptando-se e reagindo às mudanças antes que elas sejam visíveis ao olho humano.

Fábricas inteligentes como esta estão longe de ser ficção.

Pelo contrário, elas estão se tornando essenciais para o sucesso contínuo na fabricação moderna. Empresas de uma grande variedade de indústrias - desde a marca de moda Hugo Boss até a gigante de bens de consumo Procter & Gamble e o fabricante de equipamentos industriais Stanley Black & Decker - começaram a implementar esta era digital imprescindível.

Smartfactory ebook cover

Lições Aprendidas no Campo

Com base na experiência da Kalypso em ajudar nossos clientes a construir novas fábricas inteligentes e a transformar fábricas tradicionais, aqui estão 12 lições aprendidas para os que estão embarcando nessa jornada.

Baixe o eBook para as versões completas

1 - A fábrica deve liderar a iniciativa

Um programa que é liderado pela empresa, focado em promover melhorias na segurança e na produção, tem muito mais chances de sucesso. Normalmente, a melhor combinação é um modelo em que o negócio conduz o processo, com TI e os principais parceiros tecnológicos como colaboradores e facilitadores. A liderança da fábrica deve focar a iniciativa para fornecer valor significativo para o processo de manufatura.

2 - Evite sobrecarregar o plano

Estabeleça uma visão, mas permaneça ágil à medida que o valor real comece a aparecer. Mantenha a transformação ágil. As principais necessidades são uma visão estratégica, aprovação e participação ativa da liderança, e a construção de valor comprovado.

3 - Abrace o aprendizado e o fracasso

Adotar uma mentalidade ágil e permitir o fracasso de provas de valor, especialmente quando elas estão no início do processo. Implementar um mecanismo para aprender com as falhas e adaptar-se a esses aprendizados ao iniciar novas iniciativas.

4 - Não faça de herói uma única tecnologia

Uma única tecnologia não pode e não fornecerá por si só, todos os resultados desejados. Antes de implementar qualquer tecnologia, certifique-se de que ela possa interagir com o backbone existente para suportar outras tecnologias, e confirme que existe um plano para adequar a tecnologia ao processo de físico de produção.

5 - Evite implementar muitas tecnologias que não se integram

Antes de tomar qualquer decisão sobre tecnologia, estabeleça um conjunto de hipóteses em torno da arquitetura e prove-as durante uma prova de valor. Certifique-se de envolver especialistas no assunto (SMEs) para garantir que as implementações tecnológicas irão ajudar a atingir seus objetivos específicos definidos.

6 - Reúna especialistas no assunto (SMEs) para seus processos locais

Uma boa equipe de fábrica inteligente aproveita as pessoas da manufatura para incorporar seus conhecimentos do processo diretamente na definição da solução.

7 -Evite operar em silos

Não guarde tudo para si. Comunique programas piloto em diferentes departamentos e localidades. Isto evitará a duplicação de trabalho e o gasto de recursos desnecessários.

8 - Ir além da fase piloto

O objetivo de um bom piloto é provar o caso de valor e testar o conjunto de hipóteses de arquitetura. Uma fase de piloto muito extensa atrasa a implementação total da tecnologia digital e desvia o foco da equipe da entrega de valor no processo de produção primária.

9 - Integre a governança de dados

À medida que diferentes tecnologias são implementadas (criando conexões entre os domínios tradicionalmente segregados de TI e OT), é provável que os dados sejam definidos de forma diferente nestes sistemas ou eles podem não ser interoperáveis. Isto reduz significativamente o valor potencial das soluções de fábricas inteligentes. A governança de dados e os padrões devem ser considerações base da iniciativa.

10 - Não presuma que a configuração de um caso de uso serve para todos

O objetivo deve ser o de implantar tecnologias comprovadas em múltiplas plantas. Entretanto, os processos de produção, equipamentos e conectividade podem diferir de local para local. Avalie quais soluções se encaixam em quais locais e priorize um plano que agregue valor em toda a organização dentro de prazos razoáveis.

11 - Crie experiências de fábricas inteligentes

Ao tentar gerenciar mudanças em escala, é muito mais atraente mostrar como as novas tecnologias podem fazer uma diferença real em uma fábrica do que mostrar demonstrações de tecnologia genérica que não estão relacionadas aos processos de produção específicos da empresa. Depois que as primeiras tecnologias provaram seu valor na (s) planta (s) piloto, é uma boa oportunidade para criar experiências que podem ser mostradas aos gerentes de outras plantas e regiões.

12 - Comunique o progresso e celebre o sucesso

Pode não ser viável criar um plano detalhado a longo prazo com antecedência. Para ajudar a superar isso, celebre os sucessos iniciais e comunique claramente as decisões de implantação de provas de valor para outras fábricas.

Panorama Geral (SCO)

Embora este artigo se refira principalmente ao desenvolvimento de fábricas inteligentes, as fábricas inteligentes são apenas uma parte das operações inteligentes conectadas (SCO). Idealmente, a visão final é conectar várias fábricas inteligentes a fornecedores, clientes e fornecedores de logística para criar uma rede de produção conectada inteligente.

Dentro disso, todos os participantes da cadeia de suprimentos compartilham dados e existe uma visão completa (ponta a ponta) da cadeia de valor. Isto permitirá que as empresas tenham total visibilidade da oferta e da demanda e sejam capazes de reagir a interrupções e mudanças sem demora.

Novo eBook: Acelerando sua jornada de fábrica inteligente

Esteja você construindo uma nova fábrica inteligente ou transformando uma fábrica tradicional, sua empresa precisará de uma estratégia bem estruturada para integrar com sucesso novas tecnologias e permanecer ágil neste mercado em rápida mudança. As principais práticas e armadilhas comuns descritas neste eBook o ajudarão a construir a equipe certa e a trazer profissionais experientes para a mesa enquanto você inicia sua jornada de fábrica inteligente.

Este eBook Smart Factory inclui:

  • Discussão sobre impulsionadores e facilitadores de fábricas inteligentes, desde tecnologia até a demanda do consumidor
  • Visão geral da fábrica inteligente
  • Orientação para começar
  • Aprendizado e melhores práticas do campo
  • Exemplos de sucesso
Smartfactory ebook cover

What to Read Next